domingo, 2 de janeiro de 2011

Hoje, no Sul, do outro lado do oceano, chove e o vento forte uiva ao tentar trespassar as janelas da casa de uma amiga…

Chuva, e vento uivando?
Provocam em mim arrepios, não de frio, que quero e teimo sentir (ou melhor… teimava sentir a Sul, deste lado…). Uma sensação de conforto/desconforto que me envolve, no lado de cá daquela janela, fortemente fustigada pela chuva empurrada pelo vento, comodamente sentado à mesa onde, para além de um livro, tacitamente virado para aquela abertura envidraçada, por onde com alguma dificuldade consigo vislumbrar o casario, a praia e o mar, descansam também um caderno e uma caneta para uma eventual anotação e, ao lado, à mão, um pequeno tabuleiro contendo uma grande caneca de chocolate bem quente, apesar de sentir a casa ainda quente daquele calor do Sul, onde com chuva e vento, teimo sentir frio… uns biscoitos de nata num pequeno prato, ao lado de um guardanapo de pano. Levanto os olhos do livro despertado, agora, pela fragrância que a terra fecundada por aquela pesada chuva, liberta. Olho, olho para a janela onde a água que nela escorre se assemelha a um segundo vidro de qualidade duvidosa e vejo, adivinhando, o mar acinzentado e alterado, fustigado por aquela cortina de água que varre a praia de lés a lés empurrada por aquela ruidosa ventania que verga as árvores… e sinto… sinto este tão agradável desconforto que me faz arrepiar de prazer… não sinto frio.



Agora, a Norte, no lado de cá do oceano, nos dias de chuva e vento, continuo a olhar para a janela e, para além do livro, caderno, caneta e o tabuleiro, não com os bolinhos, chocolate e guardanapo de pano, antes de papel, com uma chávena de chá ou café, também quentes, um pacotinho de bolachas, logo a seguir ao livro eis que surge o portátil, outra janela aberta a Norte, a Sul, a Nascente e Poente, que me traz e leva outras emoções…
Agora, sentindo o mesmo conforto/desconforto, sinto frio!
02012011
fmartaneves

5 comentários:

  1. Olá Marta

    Neste novo ano novinho em folha com um post de bela prosa poética! Parabéns pela iniciativa (já tardava). Assim se adivinhava pelos belíssimos comentários. Continua Marta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. FMN, estou no iPhone que o 3G da família, no momento, encontra-se em outras mãos, então tenho de teclar com um dedo apenas e obedecer essa coisa que se autocoordena e se acentua como quer, o que significa que a luta por um comentário exige da pobre bípede um tanto bem bem grande de atenção e de coordenação para poder falar ao ternurento de pezinhos de algodão que gostou muito do post dele, da prosa dele, que ela/ eu, as duas, não tinhamos a mínima duvida ( o acento não quis entrar) de que ele estava fazendo charme com essa história de dizer que tinha somente musicas ( de novo o acento me escapou) para oferecer. Beijo. BF

    ResponderEliminar
  3. Fernando,
    também eu sinto frio, muito frio!
    Que o novo ano te traga surpresas agradáveis!
    Beijinhos e "aquele" abraço!
    Alice Almeida

    ResponderEliminar
  4. Fernando, já te apercebeste que nos conhecemos há 43 anos? Uma vida! Adoro-te meu querido amigo!
    Beijinho
    Alice Almeida

    ResponderEliminar
  5. bah, isso é que é amizade à prova de vento :) Que bonito, Alice, ter um amigo que é uma testemunha da nossa vida.

    ResponderEliminar